Pin It button on image hover

Guest Post # O que você precisa saber antes de comprar uma Cortina!

cortinas-blog-abrir-janela

Saber o tamanho ideal para a sua cortina é muito importante para você comprar corretamente. Inicialmente você precisa de todas as dimensões da sua janela e altura da parede, isso é básico e primordial.

Caso você queira saber tudo sobre Cortinas Blackout clique em Detalhe Cortinas & Persianas.

Como calcular de forma perfeita as medidas da sua cortina


Você sempre deve considerar 20 cm a mais de cada lado, ou seja, se sua janela tem três metros de largura considerando 20 cm de cada lado vai dar um total de 3,40 metros.

medida-janela-blog-abrir-janela

Quantidade de Tecido


Já a quantidade de tecido, o cálculo feito normalmente é o dobro do tamanho da sua janela, para que tenha um bom caimento e não fique esticada.

Para exemplificar vamos considerar de novo o exemplo de janela de 3,0 metros, mais os 20 cm de cada lado fica 3,40 m, calculando o dobro de tecido fica com 6,80 m de largura, esta é uma referência apenas para quem vai comprar a cortina pronta, não esquecendo a altura que deseja sua cortina.

Bom, agora sobre a altura, normalmente as cortinas mais longas ficam mais elegantes.

Mas isso vai depender do projeto, em quartos infantis as cortinas mais curtas combinam melhor com o ambiente ou em locais onde você vai usar algum objeto embaixo da janela por exemplo, a cama, o sofá ou algum móvel, nesse caso é indicado colocar uma cortina curta do tamanho da janela ou ter apenas alguns centímetros a mais que a janela.

Já para a sala de estar é muito importante ter a medida da altura total para que a cortina não fique curta e nem mesmo fique longa demais e arraste no chão, dessa forma deixe sempre o espaço de 4 cm entre a cortina e o chão e 15 cm do teto caso não vá embutir a cortina.

cortinas-comprida-blog-abrir-janela
Cortina arrastando no chão

Tecidos para cortinas


A forma mais utilizada atualmente são dois tecidos: um tecido na parte da frente que será a sua cortina decorativa e outro atrás que será o forro.

Existem muitas opções de tecido decorativo como a seda, o voil, o linho, a sarja, enfim tem muitas opções e variedades tanto para cortinas prontas quando para cortinas feitas sob medida.

cortinas-voil-linho-blog-abrir-janela
Composição de Voil com Linho


Já o tecido que fica na parte de trás é um forro mais encorpado e pesado, utilizado principalmente para bloquear a incidência do sol (no caso da foto acima foi feito o inverso).

A utilização para quarto ou na sala de tv por exemplo, o ideal é que o tecido bloqueie mais a incidência do sol para ter um ambiente mais escuro e para ter uma melhor qualidade do sono. O tecido blackout realiza esse bloqueio em torno de 80% da incidência solar.

Para a utilização em sala de estar ou uma sala de jantar onde você prefere maior luminosidade, usa-se os tecidos mais leves.

Os tecidos mais escuros bloqueiam melhor a claridade, porem deve-se lembrar que os mesmos retêm mais o calor, então buscar um equilíbrio no seu ambiente é sempre a melhor escolha.

Uma outra informação importante é que os tecidos naturais irão “encolher”, ou seja, reduzir o tamanho, já os tecidos sintéticos se mantem sem nenhum tipo de problema.

Trilhos para Cortinas


cortina-trilho-suisso-blog-abrir-janela
Trilho Suiço

Existem no mercado os trilhos tradicionais com roldana e também os trilhos suíço que proporcionam maior facilidade para retirar e colocar as cortinas, além disso trazem um acabamento melhor para ficarem alojados no gesso.


Varão para Cortinas


cortinas-varao-blog-abrir-janela
                                                                         Varão                                             (Imagens Pinterest)

A vantagem do varão é que eles já vêm prontos e são fáceis de instalar, são vendidos em metro e ainda tem um custo muito menor.

O cálculo da largura do trilho ou do varão deve ser o mesmo da cortina, relembrando deve-se somar 20 cm de cada lado, ou seja, para uma janela de 3,00 metros, o varão ou o trilho terão 3,40 metros de comprimento.

A cortina maior gera uma sensação de que o seu ambiente também é maior, dessa forma se for possível colocar a cortina de uma parede até a outra e do teto até o chão, vai dar a sensação de amplitude ao ambiente.

Conclusão


Antes de comprar uma cortina faça um desenho do seu local e não saia de casa sem uma foto do ambiente, ou uma ideia do espaço como um todo.

É muito importante, além de comprar uma cortina nas medidas certas e escolher o acabamento perfeito seja com trilhos ou varão, harmonizar as cores de todo o ambiente.

Caso o ambiente tenha cores mais neutras, você tem mais liberdade, pode escolher entre cortinas neutras e também de cores mais fortes deixando o design mais arrojado.

Agora para harmonizar um ambiente que já é carregado em cores uma cortina mais neutra deixa tudo mais bonito.



Espero que tenham gostado. Obrigada pela companhia. Beijos!!!






10 comentários

  1. mt boas dicas mesmo! a cortina da sala aqui rasgou e to precisando trocar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,
      Na hora de trocar é sempre bom pegar umas dicas, né?!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  2. Cortina feita com quem sabe é sempre mais fácil do que se aventurar à fazer em casa mesmo sabendo costurar! Ótimas dicas!
    Beijos!

    jenifercruuz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenefer,
      Verdade... um profissional é sempre a melhor escolha.
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  3. Line ótimas as dicas é bom saber dessas informações antes de comprar uma cortina, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar,
      Fico feliz que tenha gostado, obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  4. Adorei o post, super informativo.

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigada pelo comentário e pela visita e seja muito bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir

Adorei sua visita, deixe o seu comentário e responderei a todos com o maior carinho! Bjs❤

Topo